Pesquisar
Close this search box.
Fotografando produtos com celular

Dicas para fotografar com seu smartphone

A foto é a principal forma de expor o produto na internet, sem ela qualquer ação passa despercebido pelo consumidor. Fotografar com smartphone pode ser um desafio, mas vamos te mostrar o quanto é importante ter fotos boas de seu produto. Se você tiver apenas o celular, pode começar com as dicas que abordaremos neste artigo.


Qual é a primeira coisa que o Lojista pensa quando coloca produto a venda?

É como expor o produto para atrair o consumidor certo! (Desejo muito que seja isso)

Em uma pesquisa feita pela “Lett” e “opinion box”, analisando o comportamento do consumidor nos aplicativos de delivery, constatou que quase 60% dos entrevistados receberam produtos diferentes das imagens e 76,1% desistem da compra quando não tem imagem da compra.

Lembrando que delivery não é mais apenas de comida hoje em dia.


Fotografar com smartphone
Fotografar com smartphone

Percebe o quanto isso pode afetar diretamente as vendas de um e-commerce? Isso porque os consumidores tendem a ter os mesmos hábitos de compras em diferentes plataformas.

Quando se trata de fotografia de produto, acreditamos que precisaremos de uma câmera cara. Hoje em dia muitos lojistas que me procuram perguntam: “Qual câmera eu compro?” É possível fotografar com smartphone que você possua. Se você tiver tempo para aprender as técnicas corretas, tanto de configuração do seu equipamento quanto paciência para acertar a luz correta, fará fotos incríveis.

Avaliar quais ângulos que o mercado usa, entender o que seu consumidor quer e precisa ver nas fotos para aí sim fotografar com smartphone seus produtos. Para muita gente, um profissional de fotografia de produto serve apenas para encurtar o tempo que você dispende para aprender e realizar as fotos corretamente. Mas não é bem assim.

Você só precisa encontrar um profissional que faça fotos especializadas em e-commerce e que explique exatamente o que é preciso. Ele te entregará as imagens prontas para você subir em seu site, economizando seu valioso tempo.


Imagens que atraem seu potencial consumidor

Toda imagem precisa ser pensada quando é preciso usá-la como um item informativo ou para vender algo. Para isso é preciso ter:

  • Estratégicas;
  • Ter ótima nitidez;
  • Ter qualidade;
  • Tamanho correto para não distorcer o produto;
  • Leve para não pesar seu site;
  • Ter a cor correta;
  • Fundo 100% branco para vitrine da loja virtual ou Marketplace;
  • Ter tratamento, como ajustes, alinhamento, remoção de sujidade e afins;
  • Ter os ângulos necessários para tirar dúvidas e criar o desejo de compra.

O lojista que tem esse tempo dedicado para isso, onde as outras áreas de seu e-commerce podem esperar até todas as fotos serem elaboradas, e claro arriscando de não sai como planejado e ter que refazer, caso não tenha conhecimento necessário, irá precisar:

  1. Um smartphone;
  2. A configuração correta;
  3. A técnica certa;
  4. Tempo para aprender as 3 opções acima.

Escolhendo o local para sessão e a iluminação certa

Primeiro você precisará de um ambiente propício para fotografar com smartphone seus produtos. Isso pode ser uma mesa ou qualquer outra área que não seja passagem e ter uma janela próxima. Que esse local seja específico para isso, para sempre que precisar já estar pronto e você economiza tempo.

Você deve usar a iluminação natural o máximo possível para obter uma foto clara do produto para seu consumidor observe os detalhes. No entanto, isso nem sempre é uma opção, pois a luz mudará ao longo do dia.

Portanto, é importante pensar numa 2.ª alternativa como um difusor de luz suave, os quais ajudarão a reduzir luzes muito duras ou fortes, que fiquem muito evidente no seu produto.

A luz artificial é ótima também para você não precisar esperar a hora do dia correta, pois garante que suas imagens tenham um equilíbrio de cores consistente em toda a sessão de fotos.

Com a iluminação correta, você conseguirá uma imagem bem mais nítida.


Preciso de um tripé?

Um tripé é sempre recomendado para dar estabilidade e ajudar a eliminar qualquer tremor ou fazer com que as fotos saiam borradas. Um tripé também garante que a altura e os ângulos das suas fotos permaneçam padronizadas. Dessa forma você pode tirar várias fotos do produto enquanto mantém uma proporção consistente entre o seu smartphone e o produto.

Nossos olhos estão programados para procurar padrões. Compreender esses elementos e explorá-los ainda mais conduzirá uma diferença enorme para as fotos dos seus produtos.


Configurações da câmera: como ajustar?

A amplicação de zoom digital reduz a qualidade da imagem, pois ela é alterada digitalmente. No entanto, não pense nisso como uma desvantagem. Em vez disso, aproxime mais o smartphone do produto para capturar outros detalhes interessantes sem perder o foco do seu produto!


Ênfase

É o ponto de foco que é o aspecto mais importante da imagem do seu produto. Por ter um ponto focal aparente, você orientará os olhos do consumidor para observar o que você deseja que ele veja. Se o seu ponto focal não for claro ou óbvio, sua foto terá um impacto significativamente menor.

No entanto, em alguns casos, podem haver vários elementos que você deseja mostrar em simultâneo. Você pode ficar tentado o suficiente para se concentrar em tudo de uma vez. Péssima ideia! Você pode acabar confundindo seus consumidores, pois eles não sabem em que parte da sua foto deve focar.

Evite ao máximo deixar muitos espaços nas laterais do seu produto na imagem. Quando o produto fica muito pequeno na imagem, dá a ideia de ser menor que realmente é, além de mostrar bem menos detalhes.


Nunca aumente o zoom

Classifique as configurações da sua câmera para cada produto/ângulo/iluminação, o que significa que você terá que aprender sobre como usar o ISO, abertura e velocidade do obturador. Todos esses três fatores controlam a quantidade de iluminação do seu produto e de como a imagem ficará. Veja mais em Pilares da Fotografia.

Como cada celular tem uma configuração, aconselho a ver tutoriais de como usar referente a sua marca e modelo.


Fundo branco ou ambientado?

A fotografia do produto é composta de dois tipos:


Fundo branco


foto de produto - kit de produtos garrafas

  • Utilizado para vitrine de lojas on-line ou marketplace;
  • Usado dar enfase no produto, sem distrações.

As imagens de fundo branco são mais fáceis para montar iluminação adequada e ter foco no produto e economiza tempo na edição se você estiver usando os programas específico.
Como essas imagens têm menos distrações, seu produto simplesmente chama a atenção de quem o vê. Você só precisa saber os ângulos que deseja e acertar a iluminação.


Fundo ambientado


Fotografar com smartphone

  • Utilizado inicialmente para dar ao consumidor ideia de como o produto deve ser usado ou onde. Porém, ficou difundo pelas redes sociais para diferenciar ou evitar roubo de imagens.

Para ambientação, é preciso levar muita coisa em consideração:

  1. Qual a finalidade da ambientação?
  2. Qual a plataforma irá usar? É permitido ou terei que refazer em fundo branco também?
  3. Meu consumidor gosta dessa ambientação? (Aqui tem um adendo: dependo dos acessórios seu consumidor pode supor que vai junto e gerar problemas graves)
  4. A ambientação está agrando valor o produto ou está tirando o foco?
  5. Esse ambiente é para a identidade visual? Consegue utilizar em todos os produtos?

Entende que jamais deve ser apenas para ser uma foto bonitinha para o feed, por exemplo? Isso porque a ambientação de um produto deve ser algo bem pensado e de maneira estratégica, que sentimento irá gerar no consumidor.


Usando diferentes ângulos

Ângulos corretos valorizam o produto. Pode dar grandeza e luxo, como também tiram dúvidas dos consumidores. Aqui está uma dica: brinque com ângulos, especialmente se você estiver usando uma configuração de luz artificial.

Quanto mais você experimenta ângulos, melhor será o visual do seu produto, pois ajuda os consumidores a verem todos os diferentes aspectos do seu produto, os quais, de outra forma, não perceberiam em apenas uma foto.

Nosso primeiro instinto ao tirar fotos é tirá-lo na altura dos olhos. Se você quiser se destacar, tente tirar fotos de diferentes pontos de vista. Analise seus concorrentes e tente fotografar de cima ou de lado e que difere deles e tenha fotos originais de seus produtos.

A fotografia de produto é sobre tentativa e erro. Pegue uma caneta e um papel e anote todos os usos que puder imaginar sobre seu produto, assim encontrará ângulos que demonstre todas as suas funcionalidades e qualidades.

Uma dica que pouco lojistas usam é: observe quais dúvidas seu consumidor tem na hora da compra ou mesmo analise as reclamações e opiniões negativas que você tenha ou de seus concorrentes e tente converter isso numa foto. Às vezes é só uma parte do produto que não é mostrado na foto principal que resolve o problema.

Por exemplo: Sua marca produz cosméticos como esmaltes:

Você pode estilizar uma imagem do produto usando o pincel como foto secundária. Isso ajudará a construir a imagem na cabeça do consumidor como se ele estivesse com o item em mãos, ao mostrar como o pincel é ou passando ele sobre uma superfície tentando captar a textura do esmalte.

Essas dicas são as mais básicas das básicas da fotografia para quem está começando ter um direcionamento, pois para cada produto, ângulo e iluminação é necessário configurações diferentes.


Fotografia é tentativa

São muitas informações enquanto devem ser analisadas antes e depois das fotos.

Fotografar produtos requer entendimento da parte técnica dos equipamentos e configurações como também comportamental, afinal sem saber o que você ou seu consumidor quer na foto, nenhuma sairá perfeita, nem com a câmera mais cara.

E você tem tempo para fotografar seus produtos, sem deixar de lados outros pontos importantes do seu e-commerce?


FAQ sobre fotografar com smartphone


Posso usar meu smartphone para fotografar produtos para e-commerce?

Sim, é possível tirar fotos de qualidade com um smartphone, desde que você aprenda as técnicas corretas e configure o equipamento adequadamente.


Quais são as dicas para conseguir boas fotos com smartphone?

Use iluminação natural ou luz artificial suave, escolha um local específico e bem iluminado, utilize um tripé para estabilidade e ajuste as configurações da câmera, como ISO, abertura e velocidade do obturador.


Por que a iluminação é importante?

Uma boa iluminação evita sombras indesejadas e garante que os detalhes do produto sejam claramente visíveis, melhorando a qualidade da foto.


Qual é a vantagem de usar um tripé?

Um tripé ajuda a eliminar tremores, garantindo fotos mais nítidas e consistentes em termos de altura e ângulo.


Devo usar zoom digital no smartphone?

Evite o zoom digital, pois ele reduz a qualidade da imagem. Em vez disso, aproxime o smartphone do produto para capturar mais detalhes.


Como devo configurar a câmera do smartphone?

Ajuste as configurações de ISO, abertura e velocidade do obturador para controlar a iluminação e a nitidez das fotos.


O que é melhor, fundo branco ou ambientado?

Fundo branco é ideal para vitrines online e marketplaces, destacando o produto sem distrações. Fundo ambientado mostra o produto em uso e pode ajudar a evitar roubo de imagens, mas deve ser usado estrategicamente.


Por que é importante variar os ângulos nas fotos?

Diferentes ângulos ajudam a mostrar todas as características do produto, proporcionando uma visão completa para o consumidor.



O que você achou deste review?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Que tal compartilhar com seus amigos?

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Logotipo do curso Efeito Manequim Fantasma - Versão em branco

O curso mais completo sobre o assunto!

Aprenda tudo que você precisa para criar imagens interessantes seu produto, passo a passo. 

manequim-fantasma-do-vestido-azul-pronto-scaled