Seu e-commerce está preparado para agradar seus possíveis compradores com uma foto ruim? Imagine a seguinte situação em uma loja física, por exemplo:
O Cliente em potencial entra na sua loja e o “VENDEDOR” pega o primeiro produto da prateleira e coloca no rosto dele e grita: “COMPRA ISSO AQUI AGORA!”, sem que ele nem consiga ver direito o que é o produto. Afinal o produto tá rosto cliente.
Não é possível entender direito o produto. Os detalhes passam desapercebidos por estar perto de mais, no caso. A iluminação está prejudicada, tirando a nitidez dos olhos do cliente. O “VENDEDOR” torna a visualização do item difícil de ser compreendida, causando assim a falta de interesse do consumidor.
As fotos ruins de seus produtos são esse “VENDEDOR” sem noção, atuando na sua loja virtual. Com certeza esse seu “Ex”-potencial cliente simplesmente virará as costas e irá embora, sem chance de retornar futuramente por conta da primeira má impressão que esse “VENDEDOR” (leia-se FOTO RUIM) fez em sua loja.
Faz-se necessário dar a melhor experiência visual possível em seu site para o cliente ficar, entender e comprar seu produto. Fatos importantes sobre nossa visão com relação ao processamento de imagens:
“Nosso olho é capaz de absorver e processar instantaneamente mais de 10 milhões de informações por segundo.” Fonte: Zeiss
“O sentido da visão é um dos mais importantes, pois nos dá a percepção do ambiente no qual nos encontramos.” Fonte: Oftalmo Curitiba
A imagem é compreendida rapidamente
Posso afirmar que uma foto ruim é processada instantaneamente pelo cliente em potencial assim que ele entra em seu site.
Então ela se iguala a esse vendedor sem noção quando não existe uma estratégia por trás do que você quer gerar no seu cliente quando ele vê a foto do seu produto. Quando a foto não consegue tirar as dúvidas mais básicas do que é ou de como funciona o que você vende. Quando o produto não passa a noção de que é de qualidade. Se não valoriza os detalhes importantes, como costura, encaixes, textura, entre outros aspectos importantes de cada item.
Da mesma forma, se não mostra ângulos que favoreçam o produto ou corta partes do produto.
Saber iluminar é preciso!
Ter pouca iluminação, tornando o produto escuro e desinteressante também é um fator crucial para uma foto ruim.
Se você não entender do produto, consequentemente não saberá mostrar o que seu cliente precisa ver para ter certeza do que está comprando.
Certamente, ter as mesmas fotos que os seus concorrentes não terá um diferencial, sendo apenas mais um que vende este produto.
Você precisa compreender o quão importante é a fotografia de produto para seu e-commerce. Somente assim você conseguirá apresentar seu produto de forma profissional e compreensiva aos olhos do consumidor.
Esses foram apenas 11 fatores que a foto ruim pode criar em seu e-commerce de um modo geral, mas em cada nicho pode ter bem mais que isso.
Não dê tempo para seu cliente ter dúvidas
Isso tudo faz com que seu potencial cliente tenha tempo de ter dúvidas e se sentir inseguro para comprar de você. Essa venda perdida dificilmente será recuperada novamente.
Por isso é importante conhecer seu produto, qual o problema que ele resolve e o que seu cliente precisa ver para comprar de você.
A foto do seu produto precisa ser informativa, gerar desejo de compra e ser diferente do seu concorrente. Você precisa valorizar seu cliente e principalmente seu produto.
Você pode até vender sem um descrição mais detalhada, mas aqui no Brasil temos um costume de que uma boa foto diz muito sobre tudo na sua empresa, muitas vezes somente ela é o suficiente para a venda acontecer. Isso mostra que você teve um cuidado maior em mostrar o melhor do seu produto.
A fotografia de produto precisa ter estratégia
A partir disso, a foto precisa ser feita com uma estratégia definida do que realmente quer passar ao seu cliente e assim, o “VENDEDOR RUIM” se tornará o MELHOR de sua loja.
Não que as outras partes não importam, porém é a foto é a primeira coisa que seu cliente vê quando entra em seu site.
O que mais vejo no e-commerce são fotos repetidas, de má qualidade e sem estratégia. Alguns sites apresentam apenas 1 foto por produto, sendo recomendado pelo menos 2 imagens por produto. Não existe uma regra, mas quanto mais fotos tiver, melhor apresentado ele será.
Ter mais de 1 imagem ajuda na conversão
Numa pesquisa na categoria de Saúde, Higiene e Beleza em 2020 feita pela empresa Lett, criadora e idealizadora do EQI, que tem como objetivo ajudar marcas a aumentarem suas vendas online, melhorar a percepção da empresa no digital e transformar a jornada no e-commerce, disponibilizou as seguintes informações:
“Problemas de imagens e disponibilidade: 55,6% já desistiram de fazer uma compra no e-commerce por ter poucas imagens do produto…” Fonte: Lett.
Nessa mesma pesquisa, tem outro dado interessante:
“Produtos com 3 ou mais imagens possuem uma taxa de conversão 19,5% superior aos produtos com apenas 1 imagem.”
“Imagens hero podem aumentar as vendas em até 24%.” Fonte: Lett.
Já pensou que você pode estar perdendo 55,6% em vendas por ter poucas fotos? Imagine então se ela for ruim?
Fotos realistas tira qualquer objeção na hora da compra
Para exemplificar um pouco essa importância: lembra daquele vestido que para alguns era azul e preto e para outros branco e dourado? (Para mim, continua sendo branco e dourado).
Isso aconteceu porque a humanidade teve sua evolução para olhar a luz do dia e se orientar através das cores que o sol afeta em cada horário o ambiente, o nosso cérebro é capaz de desconsiderar a luz solar ou outra de fonte de luz conhecida para chegar a “cor verdadeira” do objeto.
E com o vestido aconteceu a mesma coisa. Entenda melhor no site da BBC.
“A percepção das cores é extremamente individual e é a combinação da quantidade de cones existentes no aparelho visual, e o processamento das informações no sistema nervoso, que inclui diversas áreas do cérebro humano. Então podemos afirmar que cada um terá uma visão de mundo única”, observa o neurocientista Ari Brito.
Fonte: Canal Tech
Um exemplo de como a influência funciona é o amarelo que utilizamos em nossa identidade visual. Na questão positiva da cor, ela está associado à felicidade, amizade e significa competência. Algo que incluímos em cada parte do nosso negocio e que queremos transparecer aos nossos clientes.
A pureza do branco evidencia o produto
Já o branco está associado a algo puro, perfeição, limpeza, segurança e entre outros, além disso, o branco é neutro. Quando qualquer produto é fotografado em um fundo assim, a sensação percebida é que ele é único, novo, limpo, profissional e por aí vai. Foto ruim remove qualquer percepção boa do produto.
Além de que o fundo branco facilita o processo do olhar do seu cliente faz quando vê seu produto, por ser uma cor (luminância) fácil para qualquer pessoa poder assimilar. Isso agiliza o entendimento, ou seja, menos uma objeção a ser considerado na hora da compra, por isso ela é importante e tão utilizada no mundo do e-commerce.
A Amazon é dona do fundo branco
Quando você coloca uma cor de fundo no seu produto junto da de determinada fonte luz, seu cliente tende a tentar desconsiderar essa cor refletida (luminância) para processar a cor mais próxima real do produto. Dependendo de como é utilizado, você pode levar seu cliente ao erro, ao entender incorretamente a cor que seu produto se apresenta com essa cor de fundo. A prova disso, são as devoluções porque o produto está diferente da cor da foto.
E acredite, o fundo branco é tão importante que a Amazon até o patenteou. Tem todo um esquema que eles utilizam para fotografar os produtos dele em fundo branco, com ângulos da fonte de luz, da câmera, distancia do objeto, configuração da câmera, tipo de lente e por ai vai.
Como a patente é bem especifica com os detalhes técnicos, eu acredito que é impossível reproduzir com exatidão é praticamente nula.
Seu produto precisa ser mostrado da forma mais literal possível. Isso ajuda a mostrá-lo sem interferências e facilitar a venda para seu cliente.
Com tudo dito acima, o que você mudaria para seus clientes entendam as cores dos produtos?
Por que algumas empresas não usam estratégias nas fotos?
O objetivo é saber vender o produto da melhor maneira.
Normalmente as empresas criarem estratégia para praticamente qualquer ação.
Mas quando se trata de fotos de produtos, aquelas em fundo branco para vitrina da loja, posso garantir só de olhar uma imagem, que 83% das lojas (Site próprio ou Marketplace) não tem estratégia em nenhuma foto, principalmente em e-commerces que não se preocupam com o cliente ou que não entendem de marketing está além de “compra de mim”.
Ao longo dos anos fotografando produtos para e-commerce, comecei a analisar essas imagens e fui anotando esses dados, tanto quando meus clientes me procuram para fotografar quanto o mercado para verificar o que estão usando para determinado produto.
A estratégia nas fotos vai além do click
Você mesmo pode comprovar olhando os seguintes detalhes nas fotos de qualquer loja que queira:
- Não possuir mais que 2 fotos – Normalmente são apenas de frente e lado;
- Ter fotos repetidas ou de fornecedor – Todos que vendem o mesmo produto, portanto são iguais. Utilizam as mesmas fotos do fornecedor oferece e dos concorrentes;
- Não ter fotos mais próximas do produto para mostrar textura, proporção ou volume do produto – Essas imagens com mais detalhes, a chamada imagem hero, tem ganhado força em fotos de produtos de supermercado e alguns grandes e-commerces.
- Fotos que evidenciam tudo menos o produto – Vejo muito em fotos de calçados; os pés das modelos se sobressaem de vez o calçado, onde o foco fica nas unhas, por terem cores mais chamativas, por exemplo;
- Fotos em ângulos que desvalorizam o produto – A foto de frente não se percebe o volume que o produto tem. Fotografar muito de perto ou de longe. Cortar partes do produto, feitas de qualquer jeito.
- Fotos sem foco ou nitidez – Isso tem melhorado, mas ainda vejo muito fotos sem foco ou tremidas em marketplace, principalmente em produtos artesanais.
- Não entende muito do produto que vende e não sabe como fazer uma foto informativa – Sem dúvida é a pior de todas!
Uma imagem vale mais que mil palavras?
Sim, hoje para a maioria das pessoas ler algo é muito custoso, não é atoa que video tem se sobressaído tanto.
Esses são só alguns detalhes ruins que já vi e são os mais gerais para qualquer produto, mas se pegar um produto específico e olhar na internet podemos ver que algumas coisas são bem piores.
Ou seja, muitos lojistas por aí não sabem a importância da fotografia de produto para seu cliente, que ela não serve apenas para mostrar o produto e sim para torná-lo mais próximo do real possível para o cliente antes da compra. A estratégia para ter uma boa foto de produto está entre o que precisa ser mostrado para gerar o desejo de compra e o que o cliente quer ver.
Mesmo que a venda online não possibilite ter o produto em mãos antes da compra, nada impede de criar uma estratégia que gere esse desejo de tê-lo.
Analise seu cliente atual
Vamos usar o calçado como exemplo:
Analise quando um cliente vai na loja física para comprar um calçado:
- Como ele segura o calçado para ver ele por inteiro?
- Quando ele vai calçá-lo?
- Qual é a visão que ele tem?
- Quando calçado, como ele fica na frente do espelho?
- Quais ângulos ele olha o calçado no pé?
Ele tira a palmilha para ver? Ele olha a espessura da sola, o tipo de cadarço, etc? Na maioria das vezes, principalmente clientes que já conhece seu produto, não querem uma foto ambientada e bonita, ele quer e precisa das imagens para tirar possíveis dúvidas referente ao produto, algo que em determinadas fotos ele não consegue ver.
Essas perguntas são as mais básicas e fáceis de responder. Se você lida diretamente com o cliente, pode tirar essas informações direto da fonte do que precisa ter nas fotos, assim você monta uma estratégia de acordo com o que o seu produto tem a oferecer de melhor e o cliente realmente quer ver!
E a solução?
- Fotografar seus produtos com estratégia de como solucionar pelo menos as duvidas de seus clientes.
- Ter uma boa pós produção dessas imagens, ou seja, remoção de fundo, limpeza de sujidades, alinhamento, brilho, formato do arquivo, dimensão correta e etc.
- Analisar e seus concorrentes e se diferenciar deles.
Além das citadas, qual solução você usa em seu e-commerce? Com base nessas informações, o que você pode melhorar nas fotos dos seus produtos?
Se você fotografa seus produtos, sinta-se a vontade em nos chamar no whatsapp ou envie um e-mail caso tenha dúvidas na hora de fotografar.
FAQ – Perguntas frequentes
Por que fotos ruins afetam tanto as vendas online?
Fotos ruins são como um vendedor desinteressado: não conseguem mostrar claramente o produto, gerando desinteresse e desconfiança no cliente.
Quais são os principais problemas causados por fotos de má qualidade?
Redução na confiança do cliente, aumento na taxa de devolução, baixa taxa de conversão, perda de competitividade e aumento nas dúvidas dos clientes.
Como a iluminação influencia na qualidade da foto?
Iluminação inadequada pode tornar o produto escuro e pouco atraente, além de ocultar detalhes importantes.
Quantas fotos devo usar por produto?
É recomendado usar pelo menos 3 fotos por produto, mostrando diferentes ângulos e detalhes.
O que é uma imagem “hero” e por que é importante?
Uma imagem “hero” é uma foto destacada que captura a essência do produto de maneira atraente, podendo aumentar as vendas em até 24%.
Como evitar problemas de percepção de cor nas fotos?
Use fundo branco, ajuste a iluminação corretamente e evite reflexos que possam distorcer a cor real do produto.
Quais são os erros comuns em fotos de produtos?
Uso de fotos repetidas ou de fornecedores, falta de fotos detalhadas, ângulos que não favorecem o produto, e imagens sem foco ou tremidas.
Por que é importante ter uma estratégia para fotos de produtos?
Uma boa estratégia de fotografia garante que os produtos sejam apresentados de forma atraente e informativa, aumentando a confiança e o desejo de compra do cliente.